Dicas
Café, uma bebida saudável
O café é um alimento que contribui com a ingestão de substâncias antioxidantes que podem inibir ou reduzir as lesões causadas pelos efeitos prejudiciais dos radicais livres O consumo de pelo menos duas xícaras de café por dia também ajuda a um menor risco de desenvolvimento de derrame em mulheres não fumantes.
Tome leite, sempre!
A recomendação diária do grupo do leite, queijo e iogurte da Pirâmide dos Alimentos, para adultos, é de três porções por dia, ensina a Dra. Sonia Tucunduva Philippi: ?Cada porção deve conter cerca de 120 kcal". O leite é uma importante fonte de cálcio e essencial em todas as fases da vida.
Prevenção de celulite
Uma alimentação saudável contendo em média 2 litros de água ao dia, pratos a base de legumes, verduras, frutas e a exclusão de refrigerantes e bebidas gasosas, auxilia eficazmente na prevenção da celulite.
A importância de um bom café-da-manhã
Um bom desjejum rico em cereais e leite pode melhorar bastante o desempenho e o aprendizado de uma pessoa durante o resto do dia. Além de maior disposição, a pessoa ganhará mais energia e seu cérebro ficará mais ativo. Pesquisas mostram que pessoas que tomam um bom café da manhã antes de iniciar seu dia podem ter melhor desempenho em provas, exames, além de dirigir melhor e com mais atenção.
O uso do Azeite de Oliva
Rico em vitamina E, o azeite não apenas deixa o prato mais saboroso, como atua contra os radicais livres e pode controlar doenças como diabetes e artrite reumatóide, além de prevenir câncer de próstata, de cólon e de mama. A gordura monoinsaturada presente no azeite protege o coração, reduz o mau colesterol e aumenta os níveis do bom colesterol.
A qualidade da água
A água na cozinha é de extrema importância. Use sempre água filtrada para tudo o que for fazer. Observe o "sabor" da água. Às vezes, a quantidade de cloro altera o sabor dos alimentos depois de prontos. Se você perceber que vai ter problemas, opte pela água mineral.
Algumas das variedades de macarrão
Dizem existir mais de seiscentos tipos de massa. Aqui, selecionamos algumas, mais comuns: Para sopas, normalmente, utilizamos os pequenos, como: ave-maria, argolinha, vermicelli, estrelinha, anelzinho, padre-nosso, chumbinho, conchinha, letrinha, gravatinha, arrozinho, cabelo de anjo; Para molhos, os massas grandes e longas: espaguete, espaguetinho, talharim, fusili, furadinho, rigatone, ninho, tagliatele, fetuccini; Para saladas: pene (ou pena), parafuso, gravatinha, tortinho, caracol; Massas recheadas: Canelone, Lasanha, Capelete, Rondele, Ravióli.
Como conservar Ameixas em Calda
Elas não necessitam de geladeira, mas se guardá-las no freezer, ficarão como novas, mais de um ano.