Dicas
Maçã com tangerina
Bom para atletas e idosos, o suco é rico em potássio e ajuda a evitar a fadiga e as câimbras. Também tem altas doses de vitamina A, fósforo e niacina, que ajuda a diminuir o colesterol.
Dica para dia de provas
Café da manhã completo: - Vitaminas e minerais: frutas - Fibras: porção de cereais - Carboidratos: fatia de pão ou biscoito - Proteínas: leite, iogurte ou queijo. Almoço: - Evite alimentos que não está acostumado a ingerir (não queira comer pela primeira vez um acarajé baiano na véspera da prova!); - Evite refeições grandes e pesadas com alta concentração de proteínas como uma feijoada, bife à milanesa ou alimentos à base de creme de leite; - Alimentos com alto teor de proteína e gordura devem ser evitados, pois levam maior tempo no processo de digestão, provocando sonolência. É aconselhável levar algum alimento e líquido consigo no dia da prova. Mas não é qualquer alimento.
Goiaba e Vitamica C
A goiaba, além de doce e saborosa, é uma grande fonte de Vitamina C. Contém mais até do que o limão. A dose diária de vitamina C recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 60mg/dia, isto equivale a um copo de suco de goiaba ou apenas uma laranja para suprir a necessidade do dia. A vitamina C atualmente é uma das vitaminas mais conhecidas e utilizadas pela população em geral. Isto porque a vitamina C tem propriedades como: auxiliar na produção de colágeno, melhorar a absorção de ferro, aumentar a imunidade contra doenças bacterianas e virais, entre outras.
Depois de fritar
Não se esqueça de escorrer o alimento em papel-toalha, assim que terminar de fritá-lo. Se não tiver papel-toalha, você pode usar guardanapos de papel ou fatias de pão fresco para retirar o excesso de gordura
Para congelar um prato
Se quiser congelar um prato, resfrie-o após o preparo, para evitar contaminação. Coloque em um recipiente, encha uma fôrma com água e gelo e deixe o recipiente com a comida por cima (cuide para que a água não caia na comida). Depois de frio, tampe o recipiente e leve ao congelador.
Como limpar o liquidificador
Mesmo que seu liquidificador não tenha a tecla Clear, você pode limpá-lo utilizando a função pulsar. Basta colocar dentro do copo, água com um pouco de detergente. Não se esqueça de enxaguar muito bem depois. E, atenção: jamais lave a base do aparelho, para limpá-la use apenas um pano úmido.
Cuidado com o Colesterol
Colesterol é um tipo de gordura produzida pelo fígado. É encontrada em ovos, carnes, derivados de leite e alimentos ricos em gorduras saturadas (frituras). As gorduras do sangue (ou lipídeos) são compostos principalmente pelo Colesterol (o HDL, chamado de o bom colesterol, e o LDL, chamado de o mau colesterol) e pelos Triglicerídeos. Evite: batata frita, sonhos e biscoitos, salgadinhos de pacote, pastel, folheados, pães recheados, biscoitos amanteigados e recheados, lingüiça, salsicha, hambúrguer, presunto, mortadela, salame, copa, salsichão e patês enlatados. Combater o mau colesterol é lutar por uma ótima qualidade de vida. Não desista! Cuidar da saúde faz a diferença no seu dia-a-dia.
Mamão ajuda emagrecer
Esta delícia de fruta é calmante, digestiva e laxativa, sendo bastante indicada para quem possui o estômago sensível, quer manter o peso ou está querendo emagrecer, pois possui baixas calorias. O mamão possui ainda alta quantidade de beta-caroteno, característico de frutas de tons alaranjados. O Beta-caroteno quando ingerido atua como formador de vitamina A. Já a Vitamina A, atua no combate a doencas de pele, cegueira noturna e queda de cabelos.
Comer mais vezes ajuda a emagrecer
Para quem quer emagrecer, a idéia de comer mais vezes durante o dia pode parecer absurda. No entanto, diminuir o intervalo entre as refeições evita que o organismo acumule calorias em forma de gordura. O presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição e da Associação Brasileira pela Nutrição Saudável, o nutrólogo Daniel Magnoni, "ficar com fome torna o organismo estável, com metabolismo mais baixo para gastar menos energia". O jejum prolongado provoca o aumento da produção de insulina, o que estimula a fome.
Peixe com sabor de saúde
O peixe, de água doce ou salgada, é boa fonte de proteína de alto valor biológico, de minerais Consumir pescado é um hábito que pode melhorar a saúde das pessoas. Essa é uma afirmação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do Ministério da Pesca e Aquicultura, que lançaram uma cartilha que incentiva o brasileiro a consumir mais o alimento, pelo menos duas vezes na semana.